quarta-feira, 9 de maio de 2012

I Seminário sobre o Sistema de Saúde Suplementar do DF

A Comissão Distrital de Honorários Médicos (CDHM) promove, no dia 19 de maio (sábado), o I Seminário sobre o Sistema de Saúde Suplementar. Esse seminário marca uma nova fase na atuação do movimento médico para a formação de massa crítica entre os médicos do Distrito para uma melhor compreensão da dinâmica do mercado de planos de saúde brasileiro, para a valorização da atividade médica, e a oferta de assistência de qualidade, ética e resolutiva à população.

Foram convidados para esse primeiro os doutores Ligia Bahia, Naiara Porto e Cid Carvalhaes. Ligia, no campo da pesquisa acadêmica; Naiara, na esfera empresarial; e Carvalhaes, no aspecto político, vão apresentar um panorama geral da construção do sistema de saúde suplementar, das relações entre os atores e das tendências de desenvolvimento do setor.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 200 vagas restritas a médicos, residentes e estudantes de medicina. Para se inscrever, os interessados devem enviar mensagem para a CDHM, até 16 de maio, pelo endereço eletrônico cdhmdf@gmail.com, contendo nome completo, empresa a que esteja ligado, número de registro no CRM/DF, endereço de e-mail e número de telefone.


I Seminário sobre o Sistema de Saúde Suplementar


Auditório Austragésilo de Athayde da LBV (916 Sul)
19 de maio de 2012

Programação

8h
 – Credenciamento

8h30  –  Abertura
9h às 9h40Gestão da empresa de saúde
• A relação com os planos de saúde e com os pacientes no aspecto comercial.
• Negociação de contrato.
Palestrante: Naiara Porto

9h40 – Participação da plateia

10h às 10h40O médico e suas representações no Sistema de Saúde Suplementar
• Histórico da participação das organizações classistas médicas nas discussões do setor.
• A relação com a ANS e a participação em Grupos de Trabalho.
• A contratualização e outras reivindicações das entidades junto à ANS.
• Ganhos obtidos desde o início da mobilização dos médicos.

Palestrante: Cid Carvalhaes (Fenam)

10h40 – Coffee break

11h às 11h40O mercado da medicina privada e a participação do médico nele
• Financiamento e regulamentação dos planos de saúde.
• As distorções nas relações entre os integrantes do Sistema de Saúde Suplementar.
• O sistema de remuneração na saúde suplementar –mudanças à vista.

Palestrante: Profa. Dra.Ligia Bahia (UFRJ)

11h40 – Participação da plateia.

Os palestrantes:

Ligia Bahia é graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1980), tem mestrado em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (1990) e doutorado em Saúde Pública também pela Fiocruz (1999). É professora adjunta da UFRJ. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde, sobretudo nos temas: sistemas de proteção social e saúde, relações entre o público privado no sistema de saúde brasileiro, mercado de planos e seguros de saúde, financiamento público e privado e regulamentação dos planos de saúde.

Naiara Porto é médica especialista em Clínica Médica, tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Políticas e Sistemas de Saúde, MBA empresarial pela Fundação Dom Cabral e pós-MBA empresarial, pela Kellogg School of Management. Como diretora técnica do Hospital Anchieta (2002 e 2011), foi responsável pela condução do processo de qualidade ao nível 3 da ONA ( nível de excelência ) e manutenção da ISO9001/2008. Desenvolveu um programa de referência nacional em gestão para médicos e atua como consultora em governança clínica.

Cid Carvalhaes é neurocirurgião formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (1969) e advogado graduado pela UniFMU (1993) com atuação na área de responsabilidade civil médica. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (2000/2002), é presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (2005/2008 e 2008/2011) e da Federação Nacional dos Médicos (2010/2012). Tem participado das negociações e discussões políticas sobre saúde pública e privada.



Baixe e imprima a programação


Nenhum comentário:

Postar um comentário